Sobre trabalho

Sou programadora “full-stack”* e trabalho por projetos. Posso agir na implementação de seu projeto desde a concepção até a contratação de pessoas para a manutenção futura dele. Em jargão de startups, desde o começo, na definição de um MVP, até a entrega do mesmo, a contratação de pessoas para escalá-lo e o treinamento para essas pessoas se necessário.

Tenho alta capacidade de aprendizado e posso assumir projetos em produção com linguagens de programação ou tecnologias que não conheço atualmente em tempo razoável por causa do conhecimento prévio em diversos projetos, linguagens de programação, bancos de dados e infra-estrutura.


Tecnologias com as quais tenho experiência

Linguagens de programação em ordem alfabética: Java (Apex), Java/Scala, JavaScript, PHP (desde a versão 3), Python, Ruby.

Frameworks: Salesforce, Play Framework, jQuery, Angular, React Native, NodeJS, Laravel, Google App Engine, Ruby on Rails.

Cloud: Amazon (S3, SES/SNS, EC2, RDS, DynamoDB).

Linux: Slackware, Debian (começo: Slackware 95, desde kernel 1.2.13), montagem de appliances; treinamento e desenvolvimento de material de curso.

Outros skills importantes

Desenvolvimento e documentação de APIs, mesmo que não haja sequer uma tela, para uma visão completa do roadmap antes mesmo do projeto começar; testes integrados documentados; integração de sistemas legado.

Tecnologias com as quais gostaria de me envolver

Java: aprofundamento do conhecimento (que foi básico usando apenas Play Framework e Salesforce), especialmente em JEE.

Scala e Kotlin: acho importantes e gostaria desse desafio, a primeira por oferecer um pouco de programação funcional em uma JVM e a segunda por ser uma extensão na JVM com uma linguagem bem expressiva.

Um pouco do histórico de trabalho pessoal

Maio de 2015 a janeiro de 2016

Backend em Python usando Google App Engine para prover dados de usuários (incluindo um parser de markdown) para um dashboard de marketing. Guidelines estritos da empresa foram requerimentos críticos ao projeto na companhia.

Novembro de 2014 a janeiro de 2015

Consultoria pequena em um projeto de Microsoft Sharepoint para uma companhia de 20000+ funcionários.

Janeiro de 2013 a setembro de 2014

Programação frontend usando Play Framework (2.x – 2.2.x) para customizar plataformas, criando um sistema de submódulos de templates.

Dezembro de 2011 a setembro de 2012

Salesforce: customização para uma empresa de 4000+ funcionários. Este projeto usou inteiramente a estrutura do SFDC Force.com para estender a plataforma (mais de 100 objetos, que são o equivalente a tabelas no banco de dados).

Dezembro de 2010 a outubro de 2011

Backend Ruby on Rails usando código legado (2.3.5 – manutenção e novos recursos) para uma rede social desde seu início a 3000+ usuários em um grupo de usuários de nível social AAA.

Setembro de 2008 a novembro de 2009

Dois sites usando Ruby on Rails e hospedados na Amazon (EC2 e S3) para uma editora brasileira (500+ funcionários). Todo aspecto, desde o contrato, outsourcing de designer até a implementação.

Maio de 2005 a junho de 2008

Customização da distribuição que rodou no Projeto Telecentros como um thin client em mais de 300 servidores para mais de 3000 computadores. Software para o gerenciamento da agenda para cada unidade de Telecentro; software para gerenciamento do time de suporte.

Abril de 2004 a maio de 2005

Desenvolvimento de um software para gerenciar a agenda de um vereador na Câmara Municipal de São Paulo; modernização dos computadores do gabinete.

Maio de 2002 a setembro de 2003

Site e chat moderado em uma televisão via internet funcionando 24h por dia. Streaming em tempo real usando Windows Media e Helix. Feito para suportar até 500000 hits por dia.

Janeiro de 2001 a setembro de 2001

Projeto e programação de um painel de hospedagem com geração dos arquivos de configuração de servidor automática em um banco de dados configurável pelos usuários finais (como um cPanel). No final, gerenciou mais de 5000 domínios.


* significa, neste caso, que tenho capacidade de trabalhar na infra-estrutura, na análise, determinação e programação de APIs e banco de dados e posso implementar as telas que irão consumir tais dados, seja em ambiente mobile (celular, em iOS ou Android) ou web.